TINTA SERIGRAFIA

Porque devo controlar a temperatura da Tinta de Tampografia e a tinta de Serigrafia e a sua Viscosidade no processo de impressao gravação em Tampografia e Serigrafia ?.

> Com o Controle de Viscosidade da tinta de tampografia e da tintas de serigrafia – Obten-se aumento da produtividade. O controle contínuo da viscosidade da tinta para Tampografia e Serigrafia permanece como, sem dúvida, a variável mais significativa no processo de impressão em tampografia e Serigrafia.
A Tinta para Tampografia e Serigrafia se não for preparada adequadamente utilizando sempre as mesmas quantidades de solventes , tinta , catalizador , retardador etc.
utilizando pelo menos uma pequena balança digital para poder controlar continuamente e intimamente, a Tinta de Tampografia e Serigrafia
Na tinta de tampografia a uniformidade, a cobertura e até mesmo as cores das tintas podem não ser alcançadas.
Levando em conta os custos de tintas de Tampografia e Serigrafia a base de solventes , operações de impressão de qualquer tamanho
podem economizar custos significativos, controlando a viscosidade da tinta de Tampografia e da tinta de Serigrafia.

Tintas tampografia e Tinta Serigrafia: Por que devo me preocupar com Viscosidade no Processo de Impressao em Tampografia? e de Serigrafia?

Um bom incentivo para aumentar a sua compreensão de viscosidade é manter em mente que a viscosidade incorreta custa dinheiro:
A mudança de 1s em um viscosímetro (# 2 Zahn Cup) pode resultar em 50% do excesso de deposição da tinta para Tampografia e tinta Serigrafia.
Inadequados, altos e baixos “picos” de viscosidade também resultam em problemas de gerenciamento de cor durante a impressão,
podendo alterar a medição da cor dE 2 ou maior. A viscosidade não afeta apenas a tonalidade da tinta de Tampografia e Tinta Serigrafia
e a intensidade da cor impressa, mas impacta em outros atributos da qualidade de impressão, incluindo tinta,
ganho de ponto e trapping das cores.
Adicionalmente, as propriedades de desempenho, tais como peso do revestimento, a velocidade da secagem
e a retenção de solventes são todas efetuadas por viscosidade da tinta para tampografia e a tinta de Serigrafia.

TINTA TAMPOGRAFIA TINTA SERIGRAFIA : Temperatura e Viscosidade

Os custos atuais de solvente, pigmento e a questão ambiental de emissão de poluentes traz à tona uma variável importante e que deve ser rigorosamente observada para que não existam maiores riscos durante o processo de impressão em Tampografia e Serigrafia, incluindo o aumento da insalubridade na impress�o com tintas . Esta variável — fator crucial e especialmente preocupante — são as perdas por evaporação de solvente de tinta durante a impressão, principalmente no circuito da tinta. A temperatura da tinta de Tampografia e a tinta de Serigrafia é uma questão importante neste cenário, já que está diretamente ligada a evaporação de solventes, podendo variar significativamente do início ao término do trabalho. Diversos fatores contribuem para o aumento da temperatura da tinta de tampografia e da tinta de Serigrafia durante o processo produtivo como a própria temperatura ambiente, agitadores de tinta, bombas de impulsão, atrito com as facas, Puxadores telas etc. Para ilustrar a grande diferença da temperatura no consumo de solvente, consumo de tinta e na qualidade de impressão, a Inelme — fabricante de sistemas de controle de concentração pigmentária e controle de temperatura de tinta — realizou estudos com tintas à base de nitrocelulose como demonstrado nos gráficos abaixo. As amostras de Cyan e Magenta foram obtidas a três temperaturas diferentes em uma impressora de 1000 mm de largura útil rodando a 100 m/min. O solvente utilizado foi uma mistura de 50% de acetato com 50% de álcool. Foram tomadas medidas e controlada a viscosidade a cada 5 minutos. As provas para medição de qualidade de impressão foram retiradas a cada 20 minutos.

Comentários