COMO FUNCIONA E ONDE ENCONTRAMOS A TAMPOGRAFIA? COMO FUNCIONA E ONDE ENCONTRAMOS A TAMPOGRAFIA?

COMO FUNCIONA E ONDE ENCONTRAMOS A TAMPOGRAFIA?
COMO FUNCIONA E ONDE ENCONTRAMOS A TAMPOGRAFIA?
A Tampografia é um processo de impressão por transferencia indireta de tinta, a partir de um clichê gravado onde as áreas da imagem estão em baixo relevo
No processo o clichê é coberto de tinta e os excessos são removidos por uma lâmina para que a tinta fique apenas no baixo relevo. A tinta é transferida indiretamente por um tampão .
O tampão tampografia é feito de uma mistura flexivel de borracha e silicone que a torna compativel a diferentes superficies.
Tampografia : Sistema de Tinteiro Aberto.
O sistema de tinteiro aberto de impressão em tampografia consiste de uma lâmina raspadora,lâmina espalhadora, clichê, placa magnética e um tinteiro. O clichê é colocado no tinteiro e travado através de parafusos. O tinteiro é alimentado com tinta na parte traseira. A lâmina espalhadora afunda no tinteiro e espalha a tinta sobre o clichê enquanto se movimenta para frente. A lâmina raspadora abaixa sobre o clichê e movimenta-se para trás raspando o excesso de tinta e retornando para o tinteiro. A pressão da lâmina raspadora pode ser ajustada. A pressão deve ser suficiente somente para tirar a tinta do clichê, restando somente a gravação que esta em baixo relevo. A partir deste movimento o tampão é precionado sobre a gravação retirando-a e imprimindo sobre a peça.
Máquina Tampografia Tinteiro Selado:
A máquina tampografica com tinteiro selado é composto por um copo sobre pressão, anel raspador, (placa magnética) e o clichê. O anel raspador é montado na borda do copo e faz o mesmo processo da lâmina raspadora. O anel raspador possui um perfil chamado que proporciona suavidade ao raspar. O material usado para lâmina pode ser aço, metal duro, cerâmica ou sintético. O copo raspador é cheio de tinta, o clichê é colocado sobre o copo mais um anel de pressão, usando-se uma pinça de material sintético e emborcamos o copo. Deste modo a tinta desce sobre o clichê.A pinça também é usada para montagem do conjunto na máquina. Uma alavanca é abaixada sobre o anel de pressão e provoca uma pressão da lâmina do tinteiro sobre o clichê. A maquina faz um movimento de vai e vem de modo que a tinta é espalhada formando uma película fina. O copo faz a função de tinteiro e lâmina raspadora simultaneamente.
Maquina Tampografia Tinteiro Selado
Fig. 01 - Click Imagem
img
Maquina Tampografia Tinteiro Aberto
Fig. 01 - Click Imagem
img
img
Maquina Tampografia Movimento Paralelo Tinteiro e Tampão
img
Maquina Tampografia Movimento Paralelo Clichê
img
Maquina Tampografia Movimento transversal tinteiro
Diferentes movimentos e Variacao da Máquina Tampografica
Fig. 01 - Máquina Tampografia Movimento vertical e paralelo do tampão e movimento paralelo do Tinteiro: O tampão só faz movimento de curso vertical. Isto significa que o copo de tinta está fixo na máquina enquanto o clichê se desloca na horizontal por baixo do mesmo. A vantagem disso é que o tampão não oscila tão facilmente e a máquina pode obter uma maior velocidade de impressão até um tamanho predeterminado de clichê. Contudo, se o tamanho do clichê for muito grande, muito volume tem de ser deslocado, de modo que faz mais sentido fixar o clichê na máquina.
Fig. 02 - Máquina Tampografia Movimento vertical do Tampão e movimento paralelo do tinteiro:O tampão realiza movimento de curso vertical e o movimento horizontal do clichê acima do componente. Com sistemas abertos de tintagem a lâmina do raspador (doctor) e a lâmina de imersão se assentam num carro guia. Eles realizam um movimento recíproco de inclinação e o movimento horizontal, de modo que o clichê é imerso e depois raspado. Com sistemas de tintagem selados o copo de raspagem é oposto horizontalmente por meio de uma braçadeira acima do clichê. A desvantagem é que o tampão oscila facilmente. Isto pode ser contrariado programando-se em um tempo de retardo antes de abaixar o tampão.
Fig. 03 - Máquina Tampografia Movimento tranversal do Tinteiro :O tampão realiza movimento de curso na vertical e o movimento transversal do copo acima do clichê. A vantagem deste movimento é a possibilidade de impressão em peças que necessitem de uma gravação longa , comprida ou pontos em que necessitem de gravações com distancias maiores de gravação , evitando assim uso de mais máquinas
Tampografia como ocorre a transferência da tinta no clichê para a peça?
Na tampografia a transferência ocorre devido ao solvente volátil contido nas tintas. O solvente que se evapora na superfície da camada de tinta aumenta a adesão se comparado com o lado protegido da camada de tinta. O processo de evaporação inicia antes de a tinta tampografia ser retirada e antes de ser transferida pelo tampão tampografia. A superfície do tampão tampografia é selecionada para que a melhor aderência fique entre a absorção e a transferência da tinta tampografia. O ideal é tampão tampografia transferir toda a camada de tinta tampografia retirada do clichê para a peça.que está sendo gravada.
Etapas do Processo de Impressão em Tampografia:
Os processos de transferência são de Tampografia: evaporação do solvente, a quantidade de transferências e a espessura da camada de tinta. Se apenas uma fina camada de tinta é aplicada ao tampão, isso produzirá uma ruptura, isto é, os parâmetros utilizados para a aplicação devem ser modificados. Neste caso, um solvente de evaporação mais rápido deve ser utilizado, o tempo de transferência deve ser ampliado ou a espessura da camada de tinta tampografia deve ser reduzida.
Vantagens da impressão em Tampografia:
- Tampografia : Excelente qualidade de impressão e traços finos e grossos, quadricromia.
- Tampografia : Impressões em superfícies irregulares, côncavas, convexas e em diferentes alturas na mesma peça.
- Tampografia : Processo de impressão contínua, sem necessidade de constantes paradas para acerto na qualidade de impressão, possibilitando elevada produção horária.
- Tampografia : Mínimo índice de rejeição de peças impressas, e com a possibilidade de recuperação, obtendo economia de material e ganho de produção.
- Tampografia : Número extremamente elevado de impressões dependendo do tipo de clichê, possibilidade de impressão em de 4 a 6 cores na mesma máquina.
- Tampografia : nventado na Alemanha a Tampografia por tampão de silicone e a primeira máquina automática, é um dos métodos mais eficientes para impressão e decoração gravação em peças plásticas, metálicas, de madeira, couro, vidro, sobre tintas etc.
- Tampografia : A tampografia hoje é utilizada em larga escala nos mais diversos ramos da indústria (cosmética, eletro-eletrônica, calçados, automobilística, brindes, embalagens, etc).
A Tampografia em vários casos substitui os processos de serigrafia, hot-stamping etc, proporcionando alta qualidade de imagem, mesmo em superfícies irregulares ou em impressões com pequenos detalhes.
Postado por Tampografia Semmil às 16:17
Reações:
Nenhum comentário: Links para esta postagem 
Enviar por e-mail
BlogThis!
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Compartilhar com o Pinterest
maquina tampografia
Conheça Nossa linha de tampografia Máquina Tampográfica : Máquina Tampográfica Preço? como funciona? onde comprar?
Muita gente nem sequer sabe o que é uma máquina tampográfica, mas existem vários empreendedores que enxergaram nesse mercado uma oportunidade e estão ganhando dinheiro!
A Máquinas Tampografia não é um procedimento novo, muito pelo contrário, e inclusive há evidencias que essa técnica de impressão em Tampografia em objetos surgiu no século XIX na Inglaterra. O modelo é bem parecido com a serigrafia e a impressão digital, porém a tampografia acaba sendo ainda mais interessante por conta da possibilidade de imprimir nos mais diversos tipos de objetos, independente do formato. De inicio a Máquina Tampografia era um processo feito totalmente manual, porem hoje já existem máquinas tampogrrafia automáticas, mas também encontramos opção mais barata, que são as máquinas manuais. Nesse artigo iremos falar um pouco mais desse mercado, mais especificamente sobre a máquina tampográficas automáticas, que pode ser uma oportunidade para seu negocio.
Quais são os principais diferenciais das Máquina Tampográfica automática da Tampografia Semmil Lider tampografia Brasil?
Máquina tampográfica automática de alta Tecnologia;
Máquina Tampografia Projeto atual moderno com e com melhorias constantes;
Máquina Tampografia reduzidas do equipamento, ocupando menos espaço fisico;
Máquina Tampografia Repetitividade e registro perfeito;
Máquina Tampografia Tampografia Baixo indice de manutenção;
Máquina Tampografia Tampografia Linha de máquinas mais compacta do mercado;
Linha completa de Máquinas Tampografia para as mais variadas areas de impressao.
Máquina Tampografica : Tinteiro Selado CUP moderna Máquina tampográfica com alta tecnologia .
Hoje as Máquina Tampográficas tem como novidade é no tinteiro selado da Máquina Tampografia , um sistema de Captação de Residuos de tinta de acordo com ISO 14.000 novo Sistema Ecologico ,
Outra novidade na Máquina tampografia é o sistema Clip-Lock para a tinta - manipulação, recarga de tinta sem remoção do tinteiro!
Nossas Máquinas de tampografia CUP , agora é padrao a conecção direta com plug já instalado para automação em tampografia .
Nas Máquinas Tampograficas graças a uma interface de automação de 37-polo (padrão equipamento), Seu controle é fácil de operar.
A Máquina Tampográfica automática Série CUP ( Tinteiro Selado ) mostra uma convincente e internacionalmente relação preço e desempenho da Máquina tampografia .
Postado por Tampografia Semmil às 16:06
Reações:
Nenhum comentário: Links para esta postagem 
Enviar por e-mail
BlogThis!
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Compartilhar com o Pinterest
Porque controlar a viscosidade da tinta de tampografia e a tinta de serigrafia
Porque devo controlar a temperatura da Tinta de Tampografia e a tinta de Serigrafia e a sua Viscosidade no processo de impressao gravação em Tampografia e Serigrafia ?.
> Com o Controle de Viscosidade da tinta de tampografia e da tintas de serigrafia – Obten-se aumento da produtividade. O controle contínuo da viscosidade da tinta para Tampografia e Serigrafia permanece como, sem dúvida, a variável mais significativa no processo de impressão em tampografia e Serigrafia.
A Tinta para Tampografia e Serigrafia se não for preparada adequadamente utilizando sempre as mesmas quantidades de solventes , tinta , catalizador , retardador etc.
utilizando pelo menos uma pequena balança digital para poder controlar continuamente e intimamente, a Tinta de Tampografia e Serigrafia
Na tinta de tampografia a uniformidade, a cobertura e até mesmo as cores das tintas podem não ser alcançadas.
Levando em conta os custos de tintas de Tampografia e Serigrafia a base de solventes , operações de impressão de qualquer tamanho
podem economizar custos significativos, controlando a viscosidade da tinta de Tampografia e da tinta de Serigrafia.
Tintas tampografia e Tinta Serigrafia: Por que devo me preocupar com Viscosidade no Processo de Impressao em Tampografia e Serigrafia?
Um bom incentivo para aumentar a sua compreensão de viscosidade é manter em mente que a viscosidade incorreta custa dinheiro:
A mudança de 1s em um viscosímetro (# 2 Zahn Cup) pode resultar em 50% do excesso de deposição da tinta para Tampografia e tinta Serigrafia.
Inadequados, altos e baixos “picos” de viscosidade também resultam em problemas de gerenciamento de cor durante a impressão,
podendo alterar a medição da cor dE 2 ou maior. A viscosidade não afeta apenas a tonalidade da tinta de Tampografia e Tinta Serigrafia
e a intensidade da cor impressa, mas impacta em outros atributos da qualidade de impressão, incluindo tinta,
ganho de ponto e trapping das cores.
Adicionalmente, as propriedades de desempenho, tais como peso do revestimento, a velocidade da secagem
e a retenção de solventes são todas efetuadas por viscosidade da tinta para tampografia e a tinta de Serigrafia.
TINTA TAMPOGRAFIA TINTA SERIGRAFIA : Temperatura e Viscosidade
Os custos atuais de solvente, pigmento e a questão ambiental de emissão de poluentes traz à tona uma variável importante e que deve ser rigorosamente observada para que não existam maiores riscos durante o processo de impressão em Tampografia e Serigrafia, incluindo o aumento da insalubridade na impress�o com tintas . Esta variável — fator crucial e especialmente preocupante — são as perdas por evaporação de solvente de tinta durante a impressão, principalmente no circuito da tinta. A temperatura da tinta de Tampografia e a tinta de Serigrafia é uma questão importante neste cenário, já que está diretamente ligada a evaporação de solventes, podendo variar significativamente do início ao término do trabalho. Diversos fatores contribuem para o aumento da temperatura da tinta de tampografia e da tinta de Serigrafia durante o processo produtivo como a própria temperatura ambiente, agitadores de tinta, bombas de impulsão, atrito com as facas, Puxadores telas etc. Para ilustrar a grande diferença da temperatura no consumo de solvente, consumo de tinta e na qualidade de impressão, a Inelme — fabricante de sistemas de controle de concentração pigmentária e controle de temperatura de tinta — realizou estudos com tintas à base de nitrocelulose como demonstrado nos gráficos abaixo. As amostras de Cyan e Magenta foram obtidas a três temperaturas diferentes em uma impressora de 1000 mm de largura útil rodando a 100 m/min. O solvente utilizado foi uma mistura de 50% de acetato com 50% de álcool. Foram tomadas medidas e controlada a viscosidade a cada 5 minutos. As provas para medição de qualidade de impressão foram retiradas a cada 20 minutos.
TINTA TAMPOGRAFIA TINTA SERIGRAFIA : Consumo Solvente Consumo de Tinta Tampografia Tinta Serigrafia Qualidade de Impressão Qualidade Impressão Brilho Especular
img
Qual a Finalidade do Gráfico acima no processo de impressão com Tintas para Tampografia e tinta para Serigrafia?.
Nos gráfico acima é nítido o decaimento da qualidade de impressão bem como o aumento significativo nos consumos de tinta e solvente para Tampografia e Serigrafia quando a temperatura ultrapassa 28ºC.
O aumento de consumo de solvente de Tampografia e Serigrafia entre as temperaturas de 19ºC e 33ºC foi de 71% a mais para o Cyan e 273% para o Magenta. O consumo total de tinta para Tampografia e Serigrafia também apresentou valores expressivos, com aumento de 73% para o Cyan e de 155% para o Magenta. O aumento da evaporação, além do desperdício, traz consequências ainda piores quando relacionadas a insalubridade, pois existe maior quantidade de solvente evaporado no ar. Essas perdas e riscos são significativamente diminuídas com tintas de Tampografia e Serigrafia mais frias.
A influência da temperatura da Tinta de Tampografia e da tinta de Serigrafia no funcionamento das Máquinas para Tampografia e Serigrafia
A temperatura da tinta de Tampografia e da tinta de Serigrafia também influência diretamente na taxa de transferência da tinta de Tampografia entre clichê o tampão e o substrato.
Como pode ser observado na Figura 1 abaixo, a expansão ou retração da tinta de Tampografia e Serigrafia devido a temperatura causa perda de qualidade de impressão, com diversos efeitos associados como o de “donut” a maiores temperaturas ou perda de carga com tintas Tampográficas e tinta Serigrafica mais frias.
Figura 1 – Comportamento da Tinta Tampografica no baixo relevo do clichê de tampografia a diferentes temperaturas.
Fig. 01 - Click Imagem
img
Outras consequências da temperatura da tinta na impressão com Maquinas de Tampografia e Serigrafia:
Outro fator negativo diretamente ligado ao aumento da temperatura da tinta é uma maior taxa de entupimento nas cavidades dos Clichês Planos ou Cilíndricos e na Serigrafia das tramas da tela. Com a elevação da temperatura da tinta existe maior evaporação de solvente dentro da cavidade do clichê de tampografia e da tela em Serigrafia. Essa evaporação, mesmo que pequena, começa a criar um depósito de tinta seca dentro da própria cavidade do chichê e da tela de Seriografia, que vai diminuindo gradativamente a capacidade de transferência de tinta para o substrato que é ilustrada na Figura 2 abaixo. Muitas vezes este fator negativo é novamente corrigido alterando-se a tinta, aumentando a tonalidade para compensar a perda de carga de transferência. Eventualmente as correções não são mais possíveis e uma parada de máquina se faz necessária para a limpeza dos Clichês e nas tela de Serigrafia
Figura 2 – Evolução de entupimento da Cavidade do Clichê (Imagem) Tampografia por excesso de temperatura da tinta tampografica
Fig. 01 - Click Imagem
img
Figura 3 – Influência da Temperatura na Viscosidade na Tinta de Tampografia Tinta Serigrafia
Fig. 01 - Click Imagem
img
Como pode ser visto na Figura 3 anterior, a diferença de temperatura influência diretamente na viscosidade de qualquer fluído, mas não tem influência direta na variação de cor ou tom. A mudança é em nível molecular, e não em sua formulação. Como demonstrado no gráfico da Figura 4, um controle de viscosidade “puro”, baseado somente na medição em segundos da tinta, não garante que a tonalidade será mantida corretamente já que não leva em conta o aquecimento natural da tinta e sua influência.
Figura 4 - A Variação da Temperatura altera a cor da tinta de Tampografia e da Serigrafia?
Fig. 01 - Click Imagem
img
Cor (tonalidade) x Viscosidade das tintas de Tampografia e Tinta de Serigrafia :
Como pode ser observado na Figura 4, somente um controle de viscosidade não é suficiente para que não ocorram mudanças de cor (tonalidade) durante o processo produtivo, pois o aumento da temperatura diminui a sua viscosidade. É necessário um efetivo controle de temperatura. Os sistemas de viscosímetros sem controle ou compensação de temperatura corrigem a variação de viscosidade, deixando a viscosidade fixa e por consequência “variando” a tonalidade da tinta durante o trabalho. Esse excesso ou falta de carga de tinta, dependendo da temperatura, altera o tom da cor deixando-a mais forte (carregada) ou mais fraca (lavada).
A consequência é um trabalho com necessidade de constantes correções de tom, que se faz necessária toda vez que a temperatura da tinta é alterada, para que se mantenha o mesmo tom impresso e não se tenha problemas de devoluções por falha de padrão de cores. Todavia, reduzir bruscamente a temperatura da tinta não traz benefícios, pois a viscosidade aumentará demasiadamente, impossibilitando a impressão.
Os maiores benefícios são notados quando a temperatura da tinta é mantida próxima da temperatura ambiente típica. O principal motivo para se manter uma temperatura próxima a temperatura ambiente padrão é evitar a hidroscopia, que prejudica significativamente a qualidade de impressão. Também é necessário se manter a tinta em uma viscosidade que não prejudique a impressão.
A indústria de impressão de embalagens flexíveis poderá reduzir o consumo de solvente, melhorar a qualidade de impressão e conseguir reduções nos custos implantando controles de temperatura da tinta. Estudos da Inelme indicam que o retorno de investimento pode ser inferior a 18 meses baseando-se somente no custo do solvente economizado. Um estudo específico pode ser executado para as condições de cada empresa com uma análise caso-a-caso. Concomitantemente, diversos fatores positivos são alcançados com o controle de temperatura da tinta, tais como:
• A redução do consumo de solventes e das respectivas emissões reduz os riscos para a saúde ao restringir a exposição potencial dos trabalhadores e do público em geral.
• Aumento de velocidade da impressora e diminuição de paradas para limpeza.
• Redução do consumo global de tinta (em até 20-30%) sem afetar negativamente a qualidade de impressão.
• Redução do uso de solventes (em até 20%-35%). Em ambientes com climas onde existem variações bruscas de temperatura ou altas temperaturas (até 45º) a economia pode chegar a 50%.

Comentários