Pular para o conteúdo principal

Como conhecer as tintas utilizadas no processo de Serigrafia?

Como caracteriza-se a Serigrafia?.

Como um dos processos da gravura, determinado de gravura planográfica.

Como conhecer as tintas utilizadas no processo de Serigrafia?

A Serigrafia Tambem denominada de Silk Screen (serigraph, em inglês) é um processo de impressão, em que a tinta para a Serigrafia especifica é vazada, manualmente pela pressão de um rodo ou puxador para a Tela, ou matriz Serigráfica. Possui alta versatilidade, podendo ser impressa em vários tipos de materiais, como: papel, plástico, borracha, madeira, vidro, camisas e muitos outros. Na serigrafia há um tipo especifico de tinta para cada superfIcie. Assim a mesma tinta de serigrafia utilizada para imprimir certo tecido não servirá para a impressão de plásticos, como por exemplo o vinil ou o poliestireno. E muito importante que o serIgrafo conhe�a a tecnologia que cerca a fabricacao dessas tintas para serigrafia. Basicamente, a tinta seja para serigrafia ou para qualquer outra aplicação é uma mistura de vários produtos quimicos; está mistura chamada pelos profissionais do setor de formulação pode ser dividida em três aspectos:

Hoje temos no mercado de serigrafia a melhor tinta serigrafia.

Para que voce possa ampliar a producao e consequentemente os lucros do seu negocio de serigrafia silk screen.
Na impressão em Serigrafia as tintas de serigrafia devem primeiro IMPRIMIR e, em seguida, ADERIR . Só quando isso funciona, vale a pena.

Qual a viscosidade da tinta de Serigrafia correta?.

Como é evidente, o tempo de secagem da tinta de serigrafia e as especificações corretas do solvente para serigrafia. Ou especificações como segurança alimentar, as regulamentações de segurança para brinquedos e as normas de emissões cada vez mais rigorosas. Como fabricantes, temos a grande experiência em lidar com especificações, viscosidade (click item ( A ) acima na tabela VISCOSIDADE;
Isto aplica-se tanto para tintas de Serigrafia transparentes como tintas serigrafia opacas. Aplica-se a tintas de serigrafia contendo solventes que secam / curaram por evaporação do solvente e para tintas de baixo solvente ou sem solvente que são secas ou curadas termicamente por instalações de secagem UV. Cada vez mais frequentemente, o meio de impressão não é um convencional de tinta de todo, mas um agente ativo, um lubrificante, um iniciador ... Nosso portfólio abrange uma seleção muito ampla de tinta de Serigrafia padrão e especiais. E nós também oferecemos conselhos de especialistas sobre como selecionar corretamente as tintas de Serigrafia solventes,diluetes,catalizadores,promotores de aderencia.Como alternativa, nosso laboratório de desenvolvimento interno de tinta de serigrafia criará uma formulação especial para você atender às necessidades de cores tonalidades especiais, também tabela pantone para seu processo.

Você conhece os usos e as fórmulas de tintas para e Serigrafia? Confira !

Não existe segredo na composição das tintas para Serigrafia, só é preciso conhecer um pouquinho de química para entender as substâncias e os substratos. Divididas em base solvente, base d’água, plastisol e UV, elas são basicamente compostas de resinas, aditivos e pigmentos. “Cada composição tem sua particularidade em função do material a ser impresso
Detalhes Técnicos sobre Tintas - click : Influência da Viscosidade , da Temperatura nas Cores no Processo de Impressão em Tampografia

As tintas de Serigrafia constituem-se genericamente em quatro partes:

Resina para Tinta Serigrafia:
Parte não volátil da tinta de Serigrafia, que serve para aglomerar as partículas de pigmentos.
A resina denominará o tipo de tinta de Serigrafia a ser empregado, por exemplo; acrílicas, alquídicas, epoxídicas, etc...
Hoje em dia as resinas para tinta de Serigrafia não mais são a base de compostos naturais, e sim obtidas por meio de reações complexas, originando polímeros que conferem às tintas propriedades de reações complexas e de resistência e durabilidade superiores às antigas.
Pigmentos para tinta de Serigrafia:
Material sólido finamente dividido, insolúvel no meio. Conferem cor, opacidade, características de resistência e outros efeitos.
O índice de refração está diretamente relacionado ao poder de cobertura.
Solventes para Tinta de Serigrafia:
Líquido volátil, geralmente de baixo ponto de ebulição, utilizado nas tintas para dissolver a resina.
Aditivos para tinta Serigrafia:
Ingrediente que, adicionado às tintas, proporciona características especiais e/ou melhorias nas suas propriedades.

Algumas variedades de aditivos mais utilizadas nas tintas de Serigrafia são:

- Secantes
- Antisedimentantes
- Niveladores
- Antipeles
- Antiespumantes, etc...


TINTA PARA SERIGRAFIA

Tintas Especiais de Serigrafia para aplicações em SILICONE - POLIPROPILENO (PP) VIDRO


As resinas mais utilizadas nas tintas de Serigrafia são:

- TINTA SERIGRAFIA ACRÍLICA BASE SOLVENTE :
A formulação se dá a partir de resinas acrílicas.
Indicação:: acrílico, PVC rígido, poliestireno para vacuum form e policarbonato.
- TINTA SERIGRAFIA ACRÍLICA BASE ÁQUA :
Fórmula com emulsão acrílica, pigmentos pré-dispersos, aditivos e água
Indicação: aplicação sobre substratos têxteis como tecido de algodão, mistos ou sintéticos e ainda para impressão em todos os tipos de papel
- TINTA SERIGRAFIA EPOXI BASE SOLVENTE :
Mistura de resinas epóxicas em forma bi-componente.
As resinas epoxi após sua completa polimerização (cura completa), são consideradas toxicologicamente inertes, portanto não apresenta riscos a saúde durante seu manuseio.
Indicação: impressão sobre metais, vidros, polietileno de baixa e alta densidade, fenolite e fibra de poliéster.
- TINTA SERIGRAFIA VINÍLICA BASE SOLVENTE :
Formulação com resinas vinílicas, aditivos, pigmentos e solventes
Indicação: impressão em substratos de PVC, madeira, papel, acrílico, poliestireno e policarbonatos.
- TINTA SERIGRAFIA SINTÉTICA A BASE DE SOLVENTE :
Composição química a partir de resina alquídica, um tipo de poliéster em óleo modificado.
Indicação: papel e madeira.
- TINTA SERIGRAFIA POLIURETÂNICA PU BASE SOLVENTE :
Formulada com resinas de PU (poliuretano) em forma bi-componente.
Indicação: impressão sobre metais, polietileno de baixa e alta densidade, substrato de PVC, substrato de PU, polímero termoplástico, couro e tecidos de nylon.
- TINTA SERIGRAFIA ESPECIAL PARA IMPRESSÃO EM SILICONE:
Tinta especial para silicone formulada com resinas para aderir em materiais com fina camada de óleo de silicone.

Os pigmentos utilizados na composição das cores nas Tintas de Serigrafia são classificados em dois grupos:

- Orgânicos :
Os orgânicos caracterizam-se pela atoxidade geral. São pigmentos nobres com grande poder de tingimento, normalmente utilizados em utensílios domésticos, brinquedos ou produtos que necessitam contato com alimentos.
- Inorgânicos :
Os inorgânicos são em sua maioria composto de metais pesados, cromados e molibdatos (bário, chumbo, cádium). São considerados mais tóxicos e seu poder de tingimento é bem menor que o orgânico.
Nas Tintas de Serigrafia também existem as combinações de orgânicos com inorgânicos, obtendo-se um menor custo com um melhor poder de tingimento.
Os solventes para as tintas de serigrafia são a base de éteres glicóis considerados os de menor toxidade. Vale lembrar que o único solvente atóxico é a água.

Catalisador – utilizados em tintas des serigrafia epoxi ou poliuretânicas:

O catalisador é um reagente químico, que adicionados em pequenas quantidades, tem a propriedade de concentrar a resina, acelerando sua reação de polimerizar, aumentando a dureza superficial.

Características da tinta de Serigrafia:

Tixotropia, é o estado de rigidez aparente que uma tinta de Serigrafia pode apresentar. Mediante agitação, ela se torna fluida, voltando ao estado original quando cessa a agitação..
A tinta de Serigrafia adequada é a que oferece ao produto a ser impresso o melhor acabamento possível com todos os requisitos necessários: aderência, sublimação, tonalidade, atoxidade, com uma melhor característica do filme.

Comentários