Tampografia como se faz?,o que é tampografia,Semmil lider Tampografia Brasil

 

O que é a Tampografia? A tampografia entenda o que é? A tampografia e cada etapa:

Tampografia é um processo de impressão indireta em baixo relevo, este sistema era visto como uma arte simples de decoração e hoje se tornou um sistema de impressão capaz de imprimir em diversos tamanhos, tipos de peças e materiais.. Mas você já parou para pensar em como é feito o processo de tampografia? Essa técnica de impressão oferece muita precisão e definição por possuir um traçado de linha bem fino, o que torna suas etapas mais fáceis e permite uma infinidade de aplicações. Para o artigo de hoje, a Semmil selecionou passos importantíssimos realizados no processo de tampografia para você conhecer essa técnica mais a fundo. Vamos lá?

No processo o clichê é coberto de tinta e os excessos são removidos por uma lámina para que a tinta fique apenas no baixo relevo. A tinta é transferida indiretamente por um tampão.

O tampão é feito de uma mistura flexível de borracha e silicone que a torna compatível a diferentes superfícies.

A Tampografia com Sistema de Tinteiro Aberto :

Um sistema de tinteiro aberto de impressão na Tampografia consiste de uma lâmina raspadora, lâmina espalhadora, clichê, placa magnética e um tinteiro. O clichê é colocado no tinteiro e travado através de parafusos. O tinteiro é alimentado com tinta na parte traseira. A lâmina espalhadora afunda no tinteiro e espalha a tinta sobre o clichê enquanto se movimenta para frente. A lâmina raspadora abaixa sobre o clichê e movimenta-se para tras raspando o excesso de tinta e retornando para o tinteiro. A pressão da lâmina raspadora pode ser ajustada. A pressão deve ser suficiente somente para tirar a tinta do clichê, restando somente a gravação que esta em baixo relevo. A partir deste movimento o tampão é precionado sobre a gravação retirando-a e imprimindo sobre a peça.

A Tampografia com Sistema de Tinteiro Selado CUP:

Tampografia com o sistema selado CUP é composto por um copo sobre pressão, anel raspador, (placa magnética) e o clichê. O anel raspador é montado na borda do copo e faz o mesmo processo da lâmina raspadora. O anel raspador possui um perfil chamado que proporciona suavidade ao raspar. O material usado para lâmina pode ser aço, metal duro, cerâmica ou sintético. O copo raspador é cheio de tinta, o clichê é colocado sobre o copo mais um anel de pressão, usando-se uma pinça de material sintético e emborcamos o copo. Deste modo a tinta desce sobre o clichê.A pinça também é usada para montagem do conjunto na máquina de Tampografia. Uma alavanca é abaixada sobre o anel de pressão e provoca uma pressão da lâmina do tinteiro sobre o clichê. A máquina faz um movimento de vai e vem de modo que a tinta é espalhada formando uma pelí­cula fina. O copo faz a função de tinteiro e lâmina raspadora simultaneamente.

Comentários